O UNIDOS DO CABRAL FOI FUNDADO COMO ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA UNIDOS DO CABRAL. NA VERDADE É UM TIME DE FUTEBOL QUE CONQUISTOU VÁRIOS TROFÉUS. PASSOU A SER UM BLOCO DE SUJOS NAS CORES DO TIME (PRETO E BRANCO) EM 1961. ERA UM SUCESSO... OS ENSAIOS NAS RUAS DO CACHAMBI COMEÇVA COM MEIA DÚZIA DE FOLIÕES , MAS POR ONDE DESFILAVA IA ARRASTANDO O POVÃO. NO ANO SEGUINTE MUDOU AS CORES PARA VERMELH0, AZUL E BRANCO E FILIOU-SE A FEDERAÇÃO DOS BLOCOS CARNAVALESCOS, APRESENTANDO-SE OFICIALMENTE NA PRAÇA ONZE, COM O ENREDO "BAHIA" EM 1963, SOB A PRESIDÊNCIA DE HELIO SOARES, O POPULAR "HELINHO". AOS POUCOS, O CABRAL IA CRESCENDO. O PRIMEIRO TÍTULO, EM 1967, VEIO COM "EXALTAÇÃO A IMPRENSA" E MAIS, O BICAMPEONATO COM "PAULISTAS E EMBOABAS" DURANTE A GESTÃO DE JOSÉ RODRIGUES DE BARROS, O "PERNAMBUCO" CARINHOSAMENTE ASSIM CHAMADO. 1969 CONTINUAVA A SAGA DE LUTAS E CONQUISTAS,COM UM DOS MAIS VALIOSOS PRÊMIOS NO MUNDO DO SAMBA. "O CURUMIM DE OURO" OFERECIDO PELA TV TUPI RJ. SOMENTE O G.R.E.S. ACADÊMICOS DO SALGUEIRO, B.C. BAFO DA ONÇA E UNIDOS DO CABRAL, PODEM SE ORGULHAR DESTE TENTO.
NO ANO DE 1971, COM O PRESIDENTE ELEITO JORGE CYRIELLO, O CABRAL PASSA A CONTAR COM UMA QUADRA COBERTA E PRÓPRIA. PENSANDO NA COMUNIDADE FORA CONSTRUÍDA A CRECHE "XODOZINHO DO CABRAL". CYRIELLO, REELEITO EM 1973, 1974 E 1976 CONQUISTOU POR MEIO DE VOTAÇÃO DOS APROXIMADAMENTE 150 PRESIDENTES DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DO RIO DE JANEIRO, O TÍTULO DE MELHOR PRESIDENTE, RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICADOR DO SAMBA. POR SUAS MÃOS DEZENAS DE ARTISTAS PASSAVAM A PRESTIGIAR AINDA MAIS O UNIDOS DO CABRAL. VÁRIOS CONCURSOS DE RENOME TAMBÉM SURGIRAM: MULATA DE OURO (O MAIS TRADICIONAL COM 28 ANOS DE EXISTÊNCIA), MULATA MARAVILHA, MULATA IPANEMA, RAINHA DO REBOLADO, MULATA VENENO, GAROTA SAMBIQUINI (REALIZADO JUNTAMENTE COM A RIOTUR, NOS FAMOSOS E SAUDOSOS BANHOS DE MAR A FANTASIA) E POR ÚLTIMO A BADALADA NOITE DAS BONECAS (19 ANOS DE SUCESSO).
O UNIDOS DO CABRAL EM 1976 APRESENTOU UM DE SEUS MAIORES DESFILES. MAIS DE 2000 PESSOAS FIZERAM PARTE DO ENREDO "BAHIA BRANCA DE MENININHA". SUCESSO TAMBÉM, GRAÇAS AO SAMBA DE J. BARROSO, GRAVADO EM LP, EXECUTADO DIARIAMENTE NAS RÁDIOS, INCLUSIVE ATÉ NA BAHIA. VALE RESSALTAR QUE EM 1981, HOMENAGENADO O MESTRE NELSON CAVAQUINHO COM "SE ALGUÉM QUISER FAZER POR MIM QUE FAÇA AGORA" E EMBALADO PELA COMPOSIÇÃO DE FRANK E BAIANO DO CABRAL (CONSIDERADO POR MUITOS COMO UM DOS MELHORES SAMBAS DE TODOS OS TEMPOS) O CABRAL COMEÇVA A SE APERFEIÇOAR CADA VEZ MAIS PARA EM 1989 COM "FESTA DA XUXA"FAZER UM DESFILE IMPECÁVEL... A IMPRENSA, CO-IRMÃS E O POVO DAVA COMO CERTA A NOSSA VITÓRIA, PORÉM, FICAMOS COM A SEGUNDA COLOCAÇÃO. NOS ANOS SEGUINTES, "A FANTÁSTICA ELBA RAMALHO" E "JORGE BENJOR O BATUQUEIRO DA ALEGRIA" EM 1991, TERMINAVA O CICLO COMO BLOCO DE ENREDO, DEVIDO AS INCANSÁVEIS LUTAS E ALGUMAS DECEPÇÕES.
APÓS UMA SÉRIE DE REUNIÕES EM 1997 FICA RESOLVIDO QUE A UNIDOS DO CABRAL SE TRANSFORME EM AAGRES E SOLICITE A SUA FILIAÇÃO A ASSOCIAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. POR SER O CABRAL A ÚNICA AGREMIAÇÃO CARNAVALESCA, ESPORTIVA, RECREATIVA E SOCIAL DO BAIRRO DO CACHAMBI, COM 46 ANOS DE EXISTÊNCIA. EM 1998 SE APRESENTA FINALMENTE COMO ESCOLA DE SAMBA. COM O ENREDO "A VISITA DO SAMBA A PÉROLA DO ORIENTE: HONG KONG". A LINDA COMISSÃO DE FRENTE FORMAANTASIADA DE DAMAS ORIENTAIS ARRANCOU APLAUSOS DE TODOS OS PRESENTES NO DESFILE DO GRUPO DE AVALIAÇÃO. FOI UM DESFILE DE BELEZA PLÁSTICA CONTAGIANTE ONDE CADA COMPONENTE DEU O MELHOR DE SI. CONSEGUIU ENTÃO ASCENDER PARA O GRUPO E. EM 1999 O ENREDO "DIANA, A PRINCESA QUE ENCANTOU O MUNDO" CRIOU CERTA POLÊMICA POIS MUITOS ACHAVAM QUE A ESCOLA NÃO SERIA CAPAZ DE MONTAR O DESFILE, E, APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES E IMPREVISTOS DE ÚLTIMA HORA A ESCOLA CONSEGUE APRESENTAR-SE E SURPREENDE OBTENDO EXCELENTE CLASSIFICAÇÃO E ASCENDE AO GRUPO D.
G.R.E.S UNIDOS DO CABRAL, TEVE SUA DIREÇÃO REFORMULADA ESTE ANO DE 2011, COM ELEIÇÃO DE UMA NOVA DIREÇÃO EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL. NOS ANOS DE 2013 E 2014 DEVIDO AO REBAIXAMENTO SENDO OBRIGADO A DESFILAR NA FEDERAÇÃO DE BLOCOS DO RIO DE JANEIRO.
NO ANO DE 2014 FOI REALIZADA A ELEIÇÃO COMO PREVISTO NO ESTATUDO DA AGREMIAÇÃO, SENDO ELEITO PRESIDENTE ADMINISTRATIVO LEONARDO BARBOSA CAVALCANTE E VICE O BALUARTE, MILTOM FERREIRA DA SILVA. NO CONSELHO FISCAL FOI RECONDUZIDO JOSÉ DA COSTA MARTINS E PARA O FISCAL FIRMO BARBARE DA SILVA.
2015 A AGREMIAÇÃO DESFILOU NO GRUPO DE AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA CONSEGUINDO SE MANTER NO GRUPO DE ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO.
PARA 2016 A ESCOLA TRARÁ COMO ENREDO O ELEMENTO VENTO.